O projeto de Requalificação urbanística e paisagística do Canto de Itaipu foi desenvolvido visando o ordenamento territorial local, além de promover melhorias para a comunidade tradicional e para os pescadores, potencializando os atrativos turísticos e valorizando o patrimônio local.
Para concepção do projeto, foi realizado um levantamento cadastral de campo e os projetos básicos e executivos foram elaborados internamente pela equipe do PRO Sustentável, em articulação com a Coordenadoria de Acessibilidade, para que fosse construído um caminho acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Após a conclusão dos projetos, teve início a contratação da obra. Objetivamente, a situação atual é:
A obra do Canto de Itaipu foi finalizada e inaugurada, contudo, percebeu-se a necessidade de incluir grades nas construções hoje utilizadas como sede da Reserva Extrativista de Itaipu e pelo grupo de Economia Solidária com participação ativa dos pescadores, bem como melhorias paisagísticas, como parte do Projeto de Revitalização da Vila de Pescadores de Itaipu, o que tem sido feito com a população local. Foram realizadas intervenções artísticas de grafite nos principais pontos da vila, com painéis representando a cultura local caiçara e suas belezas naturais. Foram, também, feitos painéis orientadores do descarte correto dos resíduos. O projeto visa ao embelezamento do território através da arte, além disso, estimular censo de pertencimento da população beneficiada que também teve participação no processo das pinturas e consequentemente, por iniciativa própria, se organizou em um grupo para realização de curso de compostagem, jardinagem e manutenção do espaço.
SOBRE
ENTRE EM CONTATO
ugpcaf.niteroi@gmail.com